Vox: PT fez mais pelos pobres e pela democracia que Bolsonaro

Levantamento capta o sentimento do povo: 46% dos brasileiros avaliam que o país era melhor nas épocas de Lula e Dilma. De acordo com pesquisa, 74% apontam que o PT fez mais pelos pobres e pela democracia do que o atual governo. “O Brasil é muito melhor que Bolsonaro”, avalia Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi

Sob a gestão de Jair Bolsonaro e do economista Paulo Guedes, que colocaram o Brasil sob a mais grave e severa crise social da história política do país nos últimos 80 anos, com 15 milhões de desempregados, 50 milhões vivendo na informalidade e uma recessão brutal, o Brasil vive uma situação pior do que na época dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. É o que mostra a pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT e divulgada nesta terça-feira, 14 de julho.

Para 46% dos entrevistados, o Brasil era melhor sob os governos de Lula e Dilma, ambos do PT. De acordo com a pesquisa da Vox Populi, 74% dos entrevistados consideram que os governos do PT fizeram mais pelos pobres do que Bolsonaro. E 64% avaliam que os governo dois governos petistas geraram mais empregos do que a administração do líder da extrema-direita brasileira. Ainda de acordo com a Vox, 48% apontam que Lula e Dilma defenderam mais a democracia do que Bolsonaro.

Pesquisa Vox Populi

Diretor e fundador do instituto Vox Populi, o sociólogo Marcos Coimbra avalia que a maioria da população brasileira não vê com bons olhos a gestão de Jair Bolsonaro, que faz um governo sofrível e tem conduzido mal o país durante a pandemia do coronavírus. Desde o início da crise sanitária do Covid-19, mais de 72 mil brasileiros perderam a vida para a doença e nesta quarta-feira vamos assistir à quebra de 1,9 milhões de pessoas infectadas.

“A pesquisa mostra que o país não é isso que está no Palácio do Planalto”, aponta Coimbra. “O Brasil é muito melhor que Bolsonaro e a pesquisa ajuda a ver isso”. Ele lembrou que a rejeição a Bolsonaro é enorme e a maioria da população atribui a Bolsonaro a responsabilidade pela crise sanitária decorrente da pandemia do coronavírus e pela crise econômica nacional. Segundo a Vox, 49% consideram negativo seu desempenho no combate à epidemia.

Rejeição maior entre mulheres

Sobre a crise política, 63% dos entrevistados discordam das críticas do presidente da República ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal, aos partidos de oposição e à mídia. O mesmo percentual concorda com a decisão do STF de quebrar os sigilos e prender apoiadores de Bolsonaro que fizeram ameaças contra a democracia e integrantes das cortes nas redes sociais e em manifestações públicas. A Vox mostra que 45% acreditam no envolvimento direto de Bolsonaro com a corrupção.

De acordo com o levantamento, o cenário eleitoral das disputa nos mais de 5 mil municípios brasileiros não será fácil para os candidatos que contam com a simpatia do Palácio do Planalto e do presidente. A rejeição a candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro é alta. Segundo a pesquisa, 46% dos eleitores ouvidos pelo instituto preferem um candidato contrário a Bolsonaro para conduzir as cidades brasileiras a partir de 2021, enquanto 25% preferem um prefeito alinhado ao Palácio do Planalto.

O levantamento de opinião pública foi realizado pela Vox Populi entre 25 de junho e 3 de julho, ouvindo 1.500 pessoas por telefone, residentes em todos os estados e no Distrito Federal, exceto Acre, Amapá e Roraima, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos. A margem de erro é de 2,5%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast